www.carloscunha.net
penitência/reconciliação/confissão
 
 
Sacramento da Reconciliacao
 
Se dizemos que estamos em comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, purifica-nos de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça. Se dissermos que nunca pecamos, afirmamos, que Deus é mentiroso, e a Sua palavra não está em nós. 1 Jo 1,6-10
 
Vou aproximar-me da Reconciliação para renovar a amizade com Deus e ser mais santo? Procurei pôr em prática o propósito de emenda da última confissão?

Exame de consciência à luz do Evangelho de Mateus 5, 3-10

BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO,
PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS!
Ando preocupado com riquezas? Uso os meios justos para possuir o que tenho? Sou justo no meu trabalho ou no meu emprego? Tenho sido fiel aos meus compromissos e contratos? Dou mais importância ao dinheiro, ao prazer, à beleza, ao desporto, aos artistas, aos animais de estimação do que a Deus? Leio e medito a Palavra de Deus com frequência? Honro o meu Baptismo? Digo blasfémias contra as coisas santas e falo delas sem respeito? Falto ao respeito para com o nome de Jesus, da Santíssima Virgem Maria e dos Santos?
BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM,
PORQUE SERÃO CONSOLADOS!
Suporto com paciência as minhas aflições? Preocupo-me com os irmãos que sofrem? Tenho ódio aos outros? Alguma vez deixei de defender a inocência dos outros?
BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES,
PORQUE POSSUIRÃO A TERRA!
Sou violento com alguém? Ando em discórdia com alguém? Faço a oração da manhã e a oração da noite? Convido os meus familiares a rezar comigo? Rezo alguma parte da Liturgia das Horas? Visito, com frequência, Jesus presente no sacrário da minha igreja? Ofereço a Deus os meus trabalhos, alegrias e dores? A recitação do terço do Rosário faz parte da minha oração a Deus, por Maria? Quando me levanto e quando me deito faço sobre mim o sinal da Cruz? 
BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA,
PORQUE SERÃO SACIADOS!
Tenho sede de Deus? Esforço-me por ser santo? Sou justo nas minhas responsabilidades? Sou supersticioso? Recorro à adivinhação, à magia e à feitiçaria? Santifico o Domingo, dia da ressurreição de Jesus? Comungo o Corpo de Cristo com frequência? Faltei alguma vez à Eucaristia Dominical sem ser por doença ou por outro motivo sério? Impeço alguém de guardar o dia do Senhor? Celebro o sacramento da Reconciliação com frequência? Se possível todos os meses? Faço penitência nos dias propostos pela Igreja? Que tenho feito para aumentar a minha formação cristã?
BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS,
PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA!
Tenho vontade de perdoar aos irmãos? Amo o próximo como Jesus nos amou? Mostro-me agradecido para com os meus pais?  Cumpro o meu papel na vida da comunidade política, pagando os impostos e exercendo o direito de voto? Considero como meu próximo todo o ser humano? Atentei contra a vida dos outros, contra a sua integridade física, fama, honra ou bens? Considero a contracepção, a esterilização, o aborto e a eutanásia como atentados à vida? Abortei alguma vez? Aconselhei ou ajudei alguém a abortar?
BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO,
PORQUE VERÃO A DEUS!
Sou escravo da concupiscência e dos desejos dos sentidos? Destruí o bom nome e a reputação de alguém? Tive maus pensamentos? Sou puro no meu olhar? Com a minha falta de decência tenho levado os outros a pecar? Guardei o meu corpo na pureza e na castidade? Pratiquei a masturbação? Tive relações sexuais fora do casamento? Disse palavras feias? Tenho feito leituras, assistido a espectáculos e participado em divertimentos feios? Observei a lei moral no uso do matrimónio? Digo sempre a verdade?
BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ,
PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS!
Procuro a paz na minha família, na minha escola, no meu trabalho, entre os meus amigos e na sociedade? Cobicei alguma coisa? Tenho inveja de alguém? Sou vingativo? Roubei alguma coisa? Restituí o que roubei? Estraguei voluntariamente alguma coisa a alguém? Restituí bens emprestados ou objectos perdidos? Desprezo os pobres, os fracos e os idosos? Estimo os animais e trato-os com delicadeza?
BEM-AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR AMOR DA JUSTIÇA,
PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS!
Pratico a injustiça? Cometo discriminações, opressões e perseguições contra alguém? Já alguma vez tive medo ou vergonha de me apresentar como cristão? Dou bom exemplo? Desanimo com facilidade? Recorro a Deus nas tentações?
Reconheço os meus pecados e rezo: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Vou junto do Presbítero, faço o sinal da cruz dizendo:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

O Presbítero diz-me: O Senhor esteja no teu coração, para que confesses os teus pecados com espírito arrependido.

Mt 6, 14-15
"De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará. Mas, se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará".
 

Tomo consciência de que o Presbítero está no lugar de Jesus. Começo por lhe dizer há quanto tempo me confessei. Abro-lhe o meu coração dizendo todos os meus pecados. O Presbítero dar-me-á alguns conselhos. Tomo sentido na penitência proposta.

Em seguida manisfesto a minha contrição: Meu Deus, porque sois infinitamente bom eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio de vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Á men.
O Presbítero perdoa-me em nome de Jesus:

DEUS, PAI DE MISERICÓRDIA, QUE, PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO, RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS, TE CONCEDA, PELO MINISTÉRIO DA IGREJA, O PERDÃO E A PAZ.
E EU TE ABSOLVO DOS TEUS PECADOS
EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.

Eu respondo: ÁMEN

O Presbítero despede-me dizendo:
Vai em paz, e anuncia no mundo as maravilhas de Deus, que te salvou.

Agradeço a Jesus  e ao Presbítero a alegria do Perdão de Deus.
Vou fazer o que o Presbítero me propôs.

Voltar ao início