www.carloscunha.net
bênção dos veículos
 
 

RITOS INICIAIS

Reunida a assembleia, pode cantar-se um cântico apropriado. Terminado o cântico o Ministro diz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem: Amen.

Ministro: O Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida, esteja convosco.

Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Ministro: Cristo, Filho de Deus, veio ao mundo para reunir os que andavam dispersos. Por conseguinte, tudo o que contribui para que os homens se unam entre si corresponde aos desígnios de Deus, já que a construção de novas vias de comunicação e o progresso técnico dos transportes aproximam os homens, suprimindo a separação entre eles, provocada por acidentes geográficos, como as montanhas, os rios e os mares, ou simplesmente pelas grandes distâncias. Invoquemos o Senhor, para que abençoe os que trabalharam na construção desta obra e projecta com o seu auxílio os seus benefíciários.

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

Leitor: Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São João Jo 14, 6-7

Disse Jesus aos seus discípulos: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Agora já O conheceis e já O vistes".

 

Salmo 22 (23), 1-6 Guiai-me, Senhor, nos vossos caminhos.

 

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

 

Ele me guia por sendas direitas
por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

 

Para mim preparais a mesa,
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e o meu cálice transborda.

 

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida
e habitarei na casa do senhor
para todo o sempre.

 

PRECES

Ministro: Oremos humildemente a Jesus, Nosso Senhor, que é o caminho que nos conduz à pátria celeste:

Dirigi os nossos passos, Senhor, nos vossos caminhos.

Senhor Jesus Cristo, que, tomando a nossa condição humana, quisestes conviver com os homens, concedei-nos que, animados, com a vossa contínua presença, sigamos com alegria os caminhos do vosso amor.

Senhor Jesus Cristo, que percorrestes cidades e aldeias, anunciando o Evangelho e curando os enfermos, manifestai a vossa presença nas praças e ruas da nossa terra e confortai-nos com a vossa misericórdia.

Senhor Jesus Cristo, que socorrestes os discípulos quando navegavam sobre o mar e os livrastes do perigo, assisti-nos sempre com o vosso auxílio nas tempestades desta vida.

Senhor Jesus Cristo, que Vos fizestes companheiro de viagem dos discípulos a caminho de Emaús, abençoai os nossos passos e aquecei os nossos corações com a vossa palavra.

Senhor Jesus Cristo, que, subindo ao Céu, nos abristes o caminho da Jerusalém celeste, amparai-nos durante a nossa peregrinação sobre a terra para que cheguemos um dia a habitar convosco na casa do Pai.

Senhor Jesus Cristo, que nos confiastes como filhos a Maria vossa Mãe, dai-nos, por sua intercessão, segurança e bom êxito nos nossos caminhos, para que possamos finalmente contemplar o vosso rosto e viver na vossa alegria para sempre.

 

ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

Ministro: Deus omnipotente, criador do céu e da terra, que, na vossa infinita sabedoria, confiastes ao homem a realização de obras belas e grandiosas, nós Vos pedimos por todos os que usarem este veículo, para que percorram o seu caminho com precaução e segurança, com a sua prudência tornem seguro o caminho dos outros e, quer nas viagens de descanso, quer nas de trabalho, sintam sempre a companhia de Cristo, que é Deus convosco na unidade do espírito Santo.

Todos: Amen.

Depois da oração de benção, se parecer oportuno, o ministro asperge com água benta os veículos e as pessoas, enquanto se entoa um cântico apropriado.

 

CONCLUSÃO

Ministro: O Senhor dirija os vossos caminhos, para que vivais em paz e alcanceis a vida eterna.

Todos: Amen.

Ministro: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amen.