www.carloscunha.net
bênção das grávidas
 
 

RITOS INICIAIS

Reunida a família ou a comunidade dos fiéis o Ministro diz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem: Amen.

Ministro: Jesus Cristo, Filho de Deus, que se fez homem no seio de Virgem Santa Maria, esteja convosco.

Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Ministro: Deus é o Senhor de todoa a vida, é Ele quem determina a existêncoa de cada homem e, com a sua providência, dirige e conserva a vida de todos. Nós acreditamos que isto tem aplicação especialmente quando se trata de uma vida nascida do matrimónio cristão, já que essa vida será enriquecida a seu tempo, no sacramento do Baptismo, com o dom da própria vida divina. É isto que se pretende exprimir na bênção da mãe antes do parto, para que a mulher aguarde com sentimentos de fé e esperança o tempo de dar à luz e, colaborando com o amor de Deus, ame desde já com afecto materno o fruto que traz no seio.

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

Leitor: Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São Lucas Lc 1, 39-45

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Sabnto e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou que havia de cumprir-se tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor". Maria disse então: "A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador".

Salmo 32(33), 12.18.20-22

A terra está cheia da bondade do Senhor.

Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus,
o povo que Ele escolheu para sua herança.
Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade.

 

A nossa alma espera o Senhor,
Ele é o nosso amparo e protector.
N'Ele se alegra o nosso coração,
em seu nome santo pomos a nossa confiança.

 

Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor.

 

PRECES

Ministro: Exaltemos e louvemos a Cristo Nosso Senhor, fruto bendito do ventre de Maria Santíssima, que pelo mistério da sua encarnação, derramou sobre o mundo a graça e a bondade de Deus Pai. Digamos com alegre confiança:

Bendito sejais, Senhor, pela vossa bondade e misericórdia.

Senhor Jesus Cristo, que quisestes assumir a nossa condição humana, nascendo de uma mulher, para que nós recebêssemos a adopçãpo filial divina:

Senhor Jesus Cristo, que não recusastes ser gerado num ventre materno, mas quisestes que se ouvisse a aclamação: "Bem-aventurado o ventre que Vos trouxe e os peitos que Vos amamentaram":

Senhor Jesus Cristo, que dignificastes o sexo feminino, por meio da Virgem Santa Maria, bendita entre as mulheres:

Senhor Jesus Cristo, que, pregado na cruz, nos destes como Mãe da Igreja aquela que tínheis escolhido para vossa Mãe:

Senhor Jesus Cristo, que, pelo ministério das mães, dais à Igreja novos filhos, multiplicando e engrandecendo a sua alegria:

ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

Ministro: Senhor Deus, criador do género humano, cujo Filho, pelo poder do Espírito Santo, Se dignou nascer da Virgem Maria, para redimir e salvar os homens, libertando-os da dívida do antigo pecado, escutai com bondade as preces destas vosssas servas, que humildemente Vos suplicam pela saúde dos filhos que vão nascer, para que, entrando seus filhos na comunidade dos fiéis, se dediquem plenamente ao vosso serviço e alcancem a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amen.

O Ministro convida todos os presentes a invocar a protecção da Virgem Santa Maria: Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen.

Todos: Amen.

CONCLUSÃO

Ministro: Deus, fonte e origem de toda a vida vos proteja com a sua bondade.

Todos: Amen.

Ele confirme a vossa fé, fortaleça a vossa esperança e aumente cada vez mais a vossa caridade.

Todos: Amen.

No momento do parto, Ele atenda as vossas súplicas e vos conforte com a sua graça.

Todos: Amen.

E a vós todos aqui presentes, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amen.