www.carloscunha.net
Reconciliação / Confissão
 
Confissão
Se dissermos que nunca pecamos, afirmamos, que Deus é mentiroso, e a Sua palavra não está em nós. 1 Jo 1,10
 
Vou confessar-me para renovar a amizade com Deus e ser melhor?

Exame de consciência à luz da Oração que Jesus ensinou.

1- Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome;
Duvidei da existência de Deus? Rezo as minhas orações? Fui à Missa aos domingos? Durante a Missa estive atento? Respeitei o interior da igreja? Falei mal do nome de Deus?
2- venha a nós o vosso reino;
Falo mal da confissão, da Missa ou da Igreja? Trocei da Igreja e dos seus representantes? Falei mal do Santo Padre, o Papa? Jurei falso?
3- seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
Dediquei uma parte do meu tempo ajudando os outros? Ajudei em casa? Fui mal educado? Obedeci a meus pais, meus professores e meus catequistas? Insisti com teimosia em fazer a minha vontade? Briguei? Bati ou magoei alguém? Menti? Dou bom exemplo?
4- O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
Partilho as minhas coisas com os outros? Roubei alguma coisa? Fui egoista? Fui invejoso? Prejudiquei alguém ou tive desejo de prejudicar? Fui impaciente, não sabendo esperar pela minha vez? Sou honesto?
5- perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
Peço desculpa quando erro? Perdoei a quem me ofendeu?
6- e não nos deixeis cair em tentação;
Tenho incentivado os outros a fazer coisas erradas? Provoquei os outros com o meu comportamento? Prejudiquei alguém com as minhas palavras? Respeito as diferenças entre rapazes e raparigas e respeito o sexo oposto?
7- mas livrai-nos do mal.
Reconheço os meus pecados? Peço desculpa a Deus? Rezo?
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Vou junto do Senhor Padre, faço o sinal da cruz dizendo: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ámen.

Começo por lhe dizer há quanto tempo me confessei. Abro-lhe o meu coração dizendo todos os meus pecados. O Senhor Padre dar-me-á alguns conselhos. Ouço com atenção.

Meu Deus, porque sois infinitamente bom eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio de vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Ámen.
O Senhor Padre perdoa-me em nome de Jesus:

DEUS, PAI DE MISERICÓRDIA, QUE, PELA MORTE E RESSURREIÇÃO DE SEU FILHO, RECONCILIOU O MUNDO CONSIGO E ENVIOU O ESPÍRITO SANTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS, TE CONCEDA, PELO MINISTÉRIO DA IGREJA, O PERDÃO E A PAZ.
E EU TE ABSOLVO DOS TEUS PECADOS
EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO.

Eu respondo: Ámen

O Senhor Padre despede-me dizendo: Vai em paz, e anuncia no mundo as maravilhas de Deus, que te salvou.

Agradeço a Jesus  e ao Senhor Padre a alegria do Perdão de Deus. Vou fazer o que me foi proposto.