www.carloscunha.net
Batismo de crianças
 
Batismo

Documentos necessários:

  1. Pedido do Batismo [imprimir]
  2. Cópia da Cerdidão de Nascimeno 
  3. Quando os padrinhos não residem na paróquia onde vai realizar-se o Batismo, trazem do seu pároco a Declaração de Idoneidade.  [imprimir]
  • Dê-se, se possível, ao batizado um padrinho, cuja missão é, conjuntamente com os pais, apresentar ao batismo a criança a batizar e esforçar-se por que a criança batizada viva uma vida cristã e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes. Código de Direito Canónico, Cânone 872 
  • Condições para ser padrinho: ter pelo menos dezasseis anos de idade; estar Iniciado na Igreja Católica (Batismo, Eucaristia e Crisma); viver de acordo com os princípios cristãos (Casamento Civil e união de facto não fazem parte dos princípios cristãos). Cânone 874 do Código do Direito Canónico
  • Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. [Cânone 873 do Código do Direito Canónico]
  • A Quaresma não é tempo oportuno para celebrar o Batismo.
  • Para batizar fora da paróquia da residência dos pais [imprimir]
 
Introdução:
Pelo Batismo somos "enxertados" em Cristo, passamos com Ele da morte para a vida e entramos na comunidade da salvação, tornando-nos membros do Povo de Deus. O batizado é convidado para a mesa da família critã, a Eucaristia, e assume a sua quota-parte de responsabilidade pela redenção do mundo, associando-se na Missa ao sacrifício do senhor na cruz. Toda a riqueza da Igreja (Palavra de Deus, sacramentos, etc.) está ao seu alcance. Os pais têm o dever grave de pedir o Batismo para os filhos. Devem fazê-lo (mesmo antes do nascimento da criança) a tempo de o pároco poder orientá-los para a preparação religiosa, hoje não só recomendada mas exigida. A Fé faz parte do  compromisso batismal. Os pais são os primeiros responsáveis pela educação cristã dos filhos, sendo ajudados ou substituidos, quando necessário, pelos padrinhos. Estes deverão ser católicos e idóneos. A família no primeiro plano enquanto mãe e fonte de educação: nela, os filhos, rodeados de amor, descobrem mais facilmente a reta ordem das coisas" (Gaudiem et Spes, nº 61).  
 
CELEBRAÇÃO DO BATISMO

Que nome escolhestes para o vosso filho?
Pais: [dizem o primeiro nome]


Que pedis à Igreja de Deus para [nome da criança]?
Pais: O Batismo


Caríssimos pais: Pedistes o Batismo para o vosso filho. Deveis educá-lo na fé, para que, observando os mandamentos, ame a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?
Pais: Sim, estamos.


Padrinho, está decidido a ajudar os pais desta criança nesta sua missão?
Padrinho: Sim, estou

Madrinha, está decidida a ajudar os pais desta criança nesta sua missão?
Madrinha: Sim, estou.


[Nome da criança]: É com muita alegria que a comunidade cristã te recebe. Em seu nome, eu te assinalo com o sinal da cruz, e, depois de mim, os teus pais vão também assinalar-te com o mesmo sinal de Cristo Salvador.

 

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus

Naquele tempo,
Jesus aproximou-Se dos seus discípulos e disse-lhes:
«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.
Ide e ensinai todas as nações,
batizando-as
em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Palavra da salvação.

 

Oração dos fiés

Celebrante: Irmãos caríssimos: Invoquemos a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para esta criança, que vai receber a graça do Batismo, e também para seus pais e padrinhos e para todos os baptizados.

Pelo mistério da vossa morte e ressurreição, fazei renascer esta criança nas águas do Batismo e agregai-a à santa Igreja.

Ouvi-nos, Senhor.

Pelo Baptismo e Confirmação, fazei dela discípulo fiel e testemunha do vosso Evangelho.

Ouvi-nos, Senhor.

Pela santidade de vida, levai-a às alegrias eternas.

Ouvi-nos, Senhor.

Fazei dos seus pais e padrinhos, exemplo claro de fé para esta criança.

Ouvi-nos, Senhor.

Guardai para sempre no vosso amor a família desta criança.

Ouvi-nos, Senhor.

Renovai em todos nós a graça do Batismo.

Ouvi-nos, Senhor.

 

Santa Maria, Mãe de Deus,

Rogai por nós.

São João Baptista,

Rogai por nós.

São José,

Rogai por nós.

São Pedro e São Paulo,

Rogai por nós.

Todos os Santos e Santas de Deus,

Rogai por nós.

 

Deus todo-poderoso e eterno, que enviastes ao mundo o vosso Filho para expulsar de nós o poder de Satanás, espírito do mal, e transferir o homem, arrebatado às trevas, para o reino admirável da vossa luz, humildemente Vos pedimos que esta criança, libertada da mancha original, se torne morada do Espírito Santo e templo da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

O poder de Cristo Salvador te fortaleça. Em sinal desse poder te fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos.

 

Oremos, irmãos caríssimos, para que o Senhor Deus todo-poderoso conceda a esta criança a vida nova pela água e pelo Espírito Santo.

 

Senhor nosso Deus: Pelo vosso poder invisível, realizais as maravilhas nos vossos sacramentos. Ao longo dos tempos preparastes a água para manifestar a graça do Batismo.
Logo no princípio do mundo, o vosso Espírito pairava sobre as águas, prefigurando o seu poder de santificar.
Nas águas do dilúvio destes uma imagem do Batismo, sacramento da vida nova, porque as águas significam ao mesmo tempo o fim do pecado e o princípio da santidade.
Aos filhos de Abraão fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho, para que esse povo, liberto da escravidão, fosse a imagem do povo santo dos batizados.
O vosso Filho Jesus Cristo, ao ser batizado por João Baptista nas águas do Jordão, recebeu a unção do Espírito Santo; suspenso na cruz, do seu lado aberto fez brotar sangue e água e, depois de ressuscitado, ordenou aos seus discípulos: "Ide e ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
Olhai agora, Senhor, para a vossa Igreja e dignai-Vos abrir para ela a fonte do Batismo. Receba esta água, pelo Espírito Santo, a graça do vosso Filho Unigénito, para que o homem, criado à vossa imagem, no sacramento do Batismo, seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo.
[O celebrante toca na água  com a mão direita e continua:]
Desça sobre esta água, Senhor, por vosso Filho, a virtude do Espírito Santo, para que todos, sepultados com Cristo na sua morte pelo Batismo, com Ele ressuscitem para a vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Amen.

 

Caríssimos pais e padrinhos: No sacramento do Batismo, a criança por vós a presentada vai receber do amor de Deus uma vida nova, pela água e pelo Espírito Santo. Procurai educá-la de tal modo na fé, que essa vida divina seja defendida do pecado que nos cerca e nela cresça de dia para dia. Se, guiados pela fé, estais preparados para assumir esta missão, recordai o vosso Batismo, renunciai agora, de novo, ao pecado e professai a vossa fé em Jesus Cristo, que é a fé da Igreja, na qual as crianças são batizadas.

Dizei-me, pois: Renunciais a Satanás?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

E a todas as suas obras?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

E a todas as suas seduções?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado à direita do Pai?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Credes no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amen.

Batismo

Quereis, portanto, que [nome da criança] receba o Batismo na fé da Igreja, que todos, convosco, acabámos de professar?

Pais e padrinhos: Sim, queremos.

[nome da criança], EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

 

Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que te libertou do pecado e te deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-te com o crisma da salvação, para que, reunido ao seu povo, permaneças, eternamente, membro de Cristo sacerdote, profeta e rei.

 

[Nome da criança]: Agora és nova criatura e estás revestido de Cristo. Esta veste branca seja para ti símbolo da dignidade cristã. Ajudado pela palavra e pelo exemplo da tua família, conserva-a imaculada até à vida eterna.

 

Recebei a luz de Cristo.

A vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que este menino, iluminado por Cristo, viva sempre como filho da luz, persevere na fé e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus.

 

O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te dê a graça de, em breve, poderes ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai.

 

Irmãos caríssimos: Renascido pelo Batismo, este menino é chamado, e é de verdade, filho de Deus. Pela Confirmação, há-de receber um dia a plenitude do Espírito Santo; aproximando-se do altar do Senhor, participará da mesa do sacrifício de Cristo; membro da Igreja, há-de chamar a Deus seu Pai. Em nome dele, no espírito de filhos adoptivos que todos recebemos, ousamos agora rezar como o Senhor nos ensinou.

Pai nosso, que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação; 
mas livrai-nos do mal.

Deus todo-poderoso, que, por meio do seu Filho Unigénito, nascido da Virgem Santa Maria, alegra as famílias cristãs com a esperança da vida eterna, Se digne abençoar esta mãe, agradecida pelo dom do seu filho para que persevere com ele em acção de graças para sempre, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Deus todo-poderoso, que dá a vida no tempo e na eternidade, abençoe o pai desta criança, para que, juntamente com a esposa, pela palavra e pelo exemplo seja para seu filho a primeira testemunha da fé, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Deus todo-poderoso, que, pela água e pelo Espírito Santo, nos fez renascer para a vida eterna, abençoe com infinita bondade estes seus fiéis, para que sejam, sempre e em toda a parte, membros vivos do seu povo e gozem da sua paz, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

.Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

 

Consagração a Nossa Senhora
Avé Maria, cheia de graça
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores
Agora e na hora de nossa morte.